Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Quantos Ganham os Clubes Com o Mundial?

Os clubes também estão ansiosos pelo Campeonato do Mundo a realizar no Qatar a partir do próximo Domingo.

Pela primeira vez, o Campeonato do Mundo irá dividir a época futebolística exactamente a meio, e entre potenciais lesões e desempenho, a atenção dos clubes detentores dos cartões dos jogadores estará ao mais alto nível.

Se as convocatórias levarão os jogadores para longe dos treinadores dos clubes durante vários dias, estes poderão, pelo menos, satisfazer-se com a compensação que receberão por permitirem que os seus atletas respondam às chamadas das respectivas selecções nacionais. A este respeito, a FIFA atribuiu um total de 209 milhões de dólares (pouco mais de 200 milhões de euros à taxa de câmbio actual) aos clubes que “emprestam” jogadores.

2 8

Com base no que é chamado “FIFA Club Benefits Programme“, cada clube receberá 10 mil dólares por cada dia em que o jogador estiver envolvido no Campeonato do Mundo, desde a preparação. Assim, a partir da última segunda-feira todos estarão a contabilizar. Quanto mais tempo a equipa nacional permanecer no torneio, mais dias o jogador passará à disposição desta última e mais o clube irá auferir.

A compensação, explica a FIFA, “é distribuída aos clubes pelos quais o jogador foi registado durante os dois anos que precederam a fase final”. Especificamente de Julho de 2020 a Dezembro de 2022. Qualquer clube que tenha o passe do jogador durante este período de tempo poderá solicitar o reembolso.

Com base nestes números, cada jogador trará um mínimo de 180.000 dólares (pouco mais de 173.000 euros) para o seu clube. Este número é calculado, assumindo a eliminação de uma equipa nacional na fase de grupoz, a primeira etapa da fase final. Abaixo está o montante que um clube poderá cobrar por jogador com base na fase alcançada no Qatar 2022:

Fase de grupo – 180 mil
Oitavos de final – $220 mil
Quartos de final – $280 mil
Meias- finais – $320 mil
Final – $370 mil

O montante total atribuído, como mencionado, é de 209 milhões de dólares: o mesmo que na edição anterior do Campeonato do Mundo. Na Rússia 2018, 416 clubes pertencentes a 63 Federações diferentes beneficiaram do referido “FIFA Club Benefits Programme“.

Leave a comment