A sete jornadas do fim do Championship, o segundo escalão do futebol inglês, o Burnley, treinado por Vincent Kompany (antigo defesa, capitão e campeão inglês pelo Manchester City), garantiu a promoção ao principal escalão de futebol do país, a Premier League, após apenas um ano de ausência do principal escalão do futebol inglês.
A vitória da passada Sexta-feira por duas bolas a uma no Riverside Stadium, casa do Middlesbrough, deu ao Burnley a certeza aritmética de terminar num dos dois primeiros lugares do Campeonato, aqueles que garantem a promoção à Premier League. Este feito, de acordo com a última edição da Deloitte Annual Review of Football Finance, permitirá ao clube garantir potencialmente 300 milhões de libras (cerca de 340 milhões de euros à taxa de câmbio de hoje) repartidos pelos próximos cinco anos, caso o clube em questão consiga a salvação na Premier League na primeira época após a subida.
” O AFC Bournemouth, Fulham e Nottingham Forest ganharam a promoção à Premier League antes da época de 2022/23. As receitas dos direitos televisivos proporcionarão um aumento mínimo superior a 2021/22 de 90 milhões de libras para o Nottingham Forest e um aumento de cerca de 50 milhões de libras para o AFC Bournemouth e o Fulham, uma vez que beneficiaram da cláusula de paraquedas para a época 2021/22″, escreveu Deloitte na edição de 2022 do seu relatório.
“Em caso de despromoção imediata de um clube, ao abrigo dos acordos existentes, os pagamentos de paraquedas da Premier League continuarão a proporcionar um aumento nas próximas duas temporadas de pelo menos 80 milhões de libras esterlinas”. “Através da competição na Premier League, os clubes podem também aumentar o seu perfil comercial e actuar como uma proposta de melhor valor para os patrocinadores, bem como aumentar as receitas dos estádios”, salientou a Deloitte.
Considerando o impacto da promoção em todos os fluxos de receitas, para um clube do Campeonato que não receba pagamentos de paraquedas, o valor da promoção será de pelo menos 170 milhões de libras durante as próximas três temporadas. Se um clube sobreviver à sua primeira temporada na Premier League, terá direito a três temporadas de pagamentos de pára-quedas e as receitas serão superiores a 300 milhões de libras ao longo de cinco anos, concluiu a Deloitte.
Connor Roberts, jogador da equipa, que marcou o golo do triunfo referiu que “Este é o resultado de uma temporada de trabalho árduo. Desde o início da época, muita gente não acreditou em nós, ninguém disse que estaríamos lá em cima”, disse Connor Roberts, jogador que marcou o golo do triunfo à Sky Sports: “Provámos que estavam errados e esperamos poder manter bons níveis de desempenho na próxima época e quem sabe o que pode acontecer”.
Mas o campeonato do Burnley ainda não terminou, uma vez que existe a primeira posição para decidir com o clube em luta com o Sheffield United.