É uma das perguntas que fazemos várias vezes. Quanto custaria um dos maiores jogadores de outros tempos, atendendo aos valores hoje praticados no mercado futebolístico.
Por essa razão, a PlayRatings conseguiu criar um algortimo, baseado na transferência de Neymar para o Paris Saint-Germain, que fosse capaz de responder à questão de, atendendo às condicionantes actuais, qual seria o custo de mercado de vários jogadores que brilharam no passado.
Os dados foram introduzidos e as respostas são as que apresentamos.
O primeiro posto seria ocupado por Ronaldo “Fenómeno”, que, quando trocou o Barcelona pelo Inter, teria um custo de 383 milhões de libras, o correspondente a 445 milhões de euros à taxa de câmbio actual.
Maradona, o segundo posicionada da tabela que infra apresentamos, na temporada de 1986/87, logo após ter estarrecido o mundo ao conquistar de forma superlativa o Campeonato Mundial de 1986, teria um valor de 390 milhões de libras, o correspondente a mais de 354 milhões de euros.
Merecerá destaque, também, o caso de Platini. O francês que chegou à Juventus no início da temporada de 1982/83, se fosse hoje custaria 296 milhões de libras, o correspondente a 344 milhões de euros.
Valores estratosféricos…