A Premier League está em conversações com os seus clubes para criar um novo torneio de pré-época a ser realizado nos Estados Unidos.
O objectivo passará por por seis clubes da Premier League inglesa participarem na prova, que será realizada em diferentes cidades dos Estados Unidos, a fim de promover o principal campeonato do país.
A Liga inglesa organizou um torneio de Verão semelhante, ao que pretende realizar, no Extremo Oriente em anos anteriores, chamado Asian Trophy, e, como é noticiado pelo portal The Athletic, está agora a equacionar a possibilidade de organizar outro nos Estados Unidos.
Uma das propostas em cima da mesa para o torneio dos EUA seria envolver os clubes numa base rotativa, com receitas dos direitos televisivos e venda de bilhetes partilhados para todas as 20 equipas da liga inglesa, num claro sinal de equidade.
Um dos principais executivos de um dos clubes, que pediu para permanecer anónimo, disse ao jornal The Times: “Os EUA são um grande mercado para todos nós e gostaríamos de ver se esta ideia poderia funcionar e que benefícios teria no que toca a receitas comerciais.”
No entanto, a competição concebida pela Premier League poderia colidir com as digressões de pré-época dos clubes nos Estados Unidos, uma vez que muitos dos principais clubes do país já disputam jogos de Verão nos Estados Unidos, como foi o caso da International Champions Cup que envolveu várias equipas europeias e que foi organizada nos Estados Unidos e noutras partes do mundo pela Relevent Sports de 2013 a 2019.
A popularidade da Premier League nos Estados Unidos é demonstrada pelo facto de a NBC ter pago 2,3 mil milhões de euros pelos direitos televisivos para transmitir as partidas entre 2022 e 2028. Por cada uma destas épocas serão pagos 400 milhões de euros por época, um verdadeiro record…