Um histórico do futebol italiano caiu no terceiro escalão…e com estrondo!
Jogava-se a segunda mão do play-off da Série B italiana, entre o Brescia e o Cosenza. Derrotada por uma bola a zero no jogo da primeira mão, a equipa, onde ainda há pouco tempo actuou Mário Balotelli, precisava de uma vitória para garantir a manutenção. Esteve durante 30 minutos em vantagem, alimentando, assim, esse sonho, até ao período de descontos, altura em que sofreu o tento que ditou a sua despromoção.
Acto contínuo, os adeptos da casa, furiosos, invadiram o relvado, atirando bombas de fumo aos jogadores e obrigando-os a regressar aos balneários para não mais voltarem, já que os nervosos tifosi queriam invadir os vestiários para ajustar contas com estes.
Por essa razão, o árbitro não quis fazer prosseguir o jogo – ainda faltava mais de um minuto -, apitando para o final da partida, o que significou que o Brescia, pela primeira vez em 38 anos, irá jogar na Série C.
Além disso, vários carros foram queimados, incluindo o de diversos jogadores. De acordo com a imprensa italiana, os confrontos no exterior do estádio provocaram ferimentos em vários stewards e agentes da autoridade, bem como num adepto visitante. Com um ambiente efervescente, os tifosi de Cosenza, ameaçados pelos seus adversários, tiveram de esperar até à uma da manhã para abandonar o estádio.
Um ambiente infernal…