A braçadeira One Love está a causar uma grande polémica no mundo do futebol. O protesto para defender a autodeterminação sexual tem suscitado grande discussão, visto a FIFA não autorizar que os capitães das equipas presentes no Mundial a usem.
Por essa razão, as federações que estavam a equacionar usá-las, pediram aos jogadores para recuarem nesse propósito para evitarem sanções. A título de exemplo, Harry Kane, capitão da selecção inglesa, optou por não utilizá-la para não ser admoestado com o cartão amarelo no início da partida. Ora, se tal sucedesse em duas partidas tal levaria a que não pudesse actuar na contenda subsequente.
Para reduzir a polémica, a FIFA resolveu propor aos capitães que usassem uma braçadeira com o dístico #NoDiscrimination, sendo que a Lei 13.8.1 do Regulamento de Equipamentos da FIFA prevê que ” para as competições organizadas pela FIFA, os capitães devem usar as braçadeiras fornecidas por esta.”
Tendo conhecimento destes factos, Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol, assumiu que estaria disposto a pagar a multa que lhe fosse aplicada, só para Neuer, o capitão de equipa, poder usar a referida braçadeira. Porém, não a podendo usar, a selecção germânica optou por um curioso protesto com os jogadores a taparem a boca durante a fotografia que tiraram antes do início do jogo frente ao Japão.
Uma polémica que estará para durar…