Completamente diferente de Portugal…
As temporadas nos principais campeonatos europeus estão a chegar ao fim e, com elas, começam-se a perceber os posicionamentos das diversas equipas, ainda que várias decisões ainda tenham de suceder.
Há, no entanto, várias equipas que já não têm objectivos na época, e cuja posição na classificação ou está definida ou simplesmente não pode levar a novos objectivos.
Em Itália, por exemplo, do Napoli (já campeão ) ao Sassuolo, passando pelo Monza e pelo Torino, todas elas equipas que jogam tranquilas, sendo que, contudo, a maioria ainda pretende escalar na tabela e somar pontos.
Tal deve-se ao facto de a conquista do maior número possível de pontos na tabela classificativa ter um peso financeiro. A distribuição dos direitos televisivos entre os clubes é, de facto, 30% baseada nos resultados desportivos, dos quais:
12% com base na classificação
3% com base nos pontos da época em curso;
10% com base nos resultados obtidos nos últimos cinco campeonatos;
5% com base no ranking formado tendo em conta os resultados desportivos obtidos a nível nacional e internacional desde a época futebolística de 1946/47 até à sexta época anterior à de referência.
Por conseguinte, 3% do montante total que a Liga da Série A distribuirá aos clubes será distribuído proporcionalmente aos pontos conquistados na classificação. Para esta temporada, conforme reconstruído pelo portal Calcio e Finanza, falamos de um total de 30,3 milhões de euros. Se o campeonato terminasse agora, cada ponto conquistado valeria mais de 32.000 euros.
No final do campeonato, o total de pontos será superior, pelo que o valor de cada ponto deverá rondar os 30 mil euros. No ano passado, tendo em conta que o montante a distribuir era inferior (mais de 28 milhões de euros), cada ponto tinha um valor de pouco mais de 27 mil euros.
Isto significa, no entanto, que um jogo ganho no campeonato até ao final – mesmo que seja irrelevante para a classificação – valerá quase 100 mil euros. Uma “motivação” extra para as equipas que já atingiram os seus objectivos e aguardam apenas o final das hostilidades para começar a preparar a próxima época.