O que Cristiano Ronaldo e Messi conseguiram pela primeira vez em 2018, quando já tinham passados dos 30 anos, Mbappé alcançou com 23 anos. Falamos de auferir mais de 100 milhões de euros anuais, algo que o francês já conseguiu. Aliás, este ranking que sempre fora liderado pelas duas mega-estrelas do futebol mundial, passou a ser comandado pelo atleta que actua no Paris Saint-Germain.
De facto, de acordo com o ranking compilado pela Forbes, estima-se que a mega-estrela francesa ganhará mais de 131 milhões de euros após impostos e taxas para a época 2022-23. Este é um número recorde para o ranking anual da Forbes dos futebolistas mais bem pagos do mundo. Será, também, o resultado da monstruosa renovação assinada com a equipa da capital parisiense, que o conseguiu manter apesar das inúmeras tentativas para o contratar do Real Madrid.
Mbappé tira assim Messi e Ronaldo das duas primeiras posições que ocupavam desde 2014. Contudo, os jogadores dominantes da última década no futebol mundial ainda mantêm firmemente a sua posição no pódio. Messi está em segundo lugar e ganhará cerca de 123 milhões de euros em 2022/23 entre salário e patrocinadores. CR7, que não teve um bom início de temporada no Manchester United, ocupa o o último lugar do pódio com um rendimento projectado no final de 2022/23 de mais de 100 milhões de euros. O capitão da selecção nacional é o jogador que mais ganha com negócios fora do campo.
O português rompe a hegemonia o Paris Saint Germain, uma vez que Neymar está em quarto lugar. Os ganhos sazonais do brasileiro serão ligeiramente inferiores a 90 milhões de euros. O avançado do Liverpool Mohamed Salah fecha os top cinco. O jogador de futebol egípcio, que ganhou a sua terceira Bota de Ouro no ano passado, está significativamente atrás dos outros no ranking com um total de 54,3 milhões de euros (53 milhões de dólares) entre salário e receitas de patrocínios.
Infra, apresentamos o top 10 completo (lembre-se que o número total é composto por salário bruto e patrocínios), que inclui jogadores da Premier League, La Liga e Ligue 1, enquanto jogadores da Serie A e Bundesliga estão ausentes. Destaque, ainda, para a presença do espanhol Andrés Iniesta, que a actuar no Japão, no Vissel Kobe, aufere 30 milhões de euros.
Kylian Mbappè (PSG) – 131 milhões de euros
Lionel Messi (PSG) – 123 milhões de euros
Cristiano Ronaldo (Manchester United) – 102,2 milhões de euros
Neymar (PSG) – 90 milhões de euros
Mohamed Salah (Liverpool) – 54,3 milhões de euros
Erling Haaland (Manchester City) – 40 milhões de euros
Robert Lewandowski (Barcelona) – 36 milhões de euros
Eden Hazard (Real Madrid) – 31 milhões de euros
Andrés Iniesta (Vissel Kobe) – 30 milhões de euros
Kevin De Bruyne (Manchester City) – 29 milhões de Euros