Um dos campeonatos mais seguidos da Europa começou há, rigorosamente, 60 anos.
A ressaca da eliminação da Mannschaft nos quartos de final do Campeonato Mundial de 1962, disputado no Chile, perante a Jugoslávia, levou à necessidade da remodelação dos modelos competitivos germânicos, até, esse momento, arcaicos.
Em Dortmund, local onde os homens do futebol se encontraram, “cortou-se a direito”. O campeonato que, até então, era disputado através de ligas regionais, onde os vencedores das respectivas regiões discutiam o título nacional, seria abolido. Seria formada, assim, uma liga com 16 equipas escolhidas com base em critérios históricos relacionados com resultados e com a geografia. Pasme-se: para esse primeiro campeonato, encetado em Agosto de 1963, o Bayern não foi convidado, já que os regulamentos previam, apenas, uma equipa por cidade, tendo sido escolhido o Munchen 1860, atendendo a critérios de antiguidade.
No entanto, o Bayern teria tempo e oportunidades para compensar esta situação. Tendo entrado na 1.Bundesliga, na época de 1964/1965, desempenhou sempre ou quase sempre o papel de protagonista, levando para casa… quase metade dos títulos disputados a partir daí.
A Bundesliga, essa, tem mantido um certo estatuto elitista. Assim, apenas 56 equipas participaram nos seus 60 campeonatos. Desde a época de 2018-19, após a despromoção do Hamburgo, nenhuma equipa participou em todas as edições do campeonato.
O clube da Baviera, essa, é a equipa com mais aparições no primeiro escalão do futebol germânico. Quanto a participações, partilham o lugar cimeiro com o Werder Bremen, de regresso ao escalão principal do país, depois de um ano passado no segundo escalão.