Os mais valiosos…sem qualquer emblema português presente!
O portal Sportico elaborou um ranking que permite responder quais são os clubes de futebol com maior valor de mercado. Para chegar a um resultado sobre tal questão, foram inquiridos banqueiros, advogados e investidores directamente envolvidos no mundo do futebol.
A classificação final – da qual damos conta dos 20 primeiros – diz que o Manchester United encotra-se,actualmente, na liderança, com um valor de 5,95 mil milhões de dólares. Os Red Devils estão a meio de negociações que deverão levá-los a mudar de proprietário num futuro próximo, despedindo-se da família Glazer ao fim de quase duas décadas. Em segundo lugar está o Real Madrid (5,23 mil milhões de dólares), enquanto o pódio é completado por outro espanhol: o Barcelona (4,95 mil milhões de dólares).
Nos cinco primeiros lugares estão dois outros clubes europeus de topo: o Liverpool (4,71 mil milhões de dólares) e o Bayern de Munique (4,46 mil milhões de dólares). Todas as principais ligas de futebol europeias estão representadas no top 10 do Sportico, à excepção da Serie A. Nenhum clube português integra os vinte emblemas mais ricos do mundo.
As avaliações do Sportico baseiam-se em aspectos específicos da equipa, uma vez que as receitas e os custos podem flutuar significativamente de ano para ano, dependendo das despesas com os jogadores e dos resultados desportivos. Assim, os múltiplos baseiam-se em vários factores, incluindo transferências, marca, desempenho em campo e instalações.
Voltando à classificação, a maior representação vem da Premier League, com seis clubes a aparecerem todos no top ten. Segue-se a Serie A com quatro clubes, embora nenhum esteja presente nas primeiras posições.
Ainda presentes estão três clubes da Liga espanhola, bem como a Bundesliga e a Ligue 1 com dois clubes cada campeonato, sendo que até mesmo a MLS americana aprece com três clubes.
Abaixo estão os 20 clubes que mais valem no mundo, segundo o Sportico:
Manchester United – 5,95 mil milhões de dólares
Real Madrid – 5,23 mil milhões de dólares
Barcelona – 4,95 mil milhões de dólares
Liverpool – 4,71 mil milhões de dólares
Bayern de Munique – 4,46 mil milhões de dólares
Manchester City – 4,43 mil milhões de dólares
Arsenal – 3,6 mil milhões de dólares
Chelsea – 3,47 mil milhões de dólares
Paris Saint-Germain – 3,41 mil milhões de dólares
Tottenham – 3,19 mil milhões de dólares
Juventus – 1,73 mil milhões de dólares
Borussia Dortmund – 1,61 mil milhões de dólares
Atlético de Madrid – 1,56 mil milhões de dólares
AC Milan – 1,2 mil milhões de dólares
Inter de Milão – 1,11 mil milhões de dólares
Los Angeles FC – 900 milhões de dólares
LA Galaxy – 865 milhões de dólares
Atlanta United – 855 milhões de dólares
Lyon – 825 milhões de dólares
Roma – 765 milhões de dólares