Será um dos jogadores mais talentosos da sua geração.
Para a memória, ficará sempre aquele inesquecível Campeonato Europeu Sub-19, disputado em 2018, em que, juntamente, com Trincão pincelou os relvados de magia, levando os jovens portugueses ao título europeu.
Porém, Jota nao terá tido a evolução que se esperava. Apesar do seu talento ser um facto notório e, por todos, reconhecido, a verdade é que não teve a afirmação desejada, o que levou a ser cedido a título de empréstimo, primeiro, ao Valladolid e depois ao Celtic.
Na Escócia encontrou o seu espaço. Depois de uma época de excelência, convenceria os verdes e brancos de Glasgow a adquirir o seu passe. Converter-se-ia em estrela da companhia, na alma mater dos Bhoys, a devoção dos, também, devotos de St. Patrick, o santo padroeiro da Irlanda.
Hoje, teve mais um momento para jamais esquecer. Em mais um mítico e marcante Old Firm, o quinto desta temporada, o épico duelo entre Rangers e Celtic, que representam modos diametralmente diversos de entender a vida, foi herói. Marcou o golo solitário que levou o seu clube rumo à final da Taça da Escócia.
Um momento marcante, já que este poderá ser denominado de “o derby dos derbys”. Com o primeiro jogo a ter sido disputado a 28 de Maio de 1888, durante os 135 anos seguintes, já ocorreram 435 desafios entre as equipas, estando o próximo já agendado para o próximo dia 13 de Maio a contar para o campeonato. Este, porém, ficará na história por ter sido decidido por um talentoso jovem português…