Uma iniciativa marcante que comprova que a responsabilidade social de quem pode fazer algo pelos outros deve estar sempre presente…
Com efeito, Tent Alexander-Arnold, defesa do Liverpool FC e da selecção inglesa, anunciou o lançamento da The After Academy. Trata-se de uma iniciativa que proporcionará oportunidades de carreira a antigos jogadores de futebol que pretendam encetar uma nova carreira longe do futebol profissional.
No ano passado, o jogador, formado na academia do Liverpool, publicou um post nas redes sociais, a pedir relatos de ex-jogadores do mesmo local onde foi formado, onde falassem sobre como as suas experiências no futebol os tinha afectado.
Muitos dos que partilharam as suas experiências com Trent afirmaram que a sua passagem por um local de formação futebolístico tinha afectado negativamente a sua educação, bem como as perspectivas de outra carreira e, ainda, a sua saúde mental. Tratavam-se, no fundo, de questões que Trent tinha testemunhado in loco através dos seus colegas de infância que não singraram no futebol.
Segundo a Universidade de Abertay, um estudo demonstrou que 55% dos jogadores das academias de futebol sofriam de níveis clínicos de perturbação psicológica nos 21 dias seguintes ao abandono destas. Os problemas mentais dos jogadores após a sua saída podem manifestar-se sob a forma de ansiedade, vários sentimentos e emoções negativos.
Tendo isto em mente, a nova iniciativa de Alexander-Arnold irá trabalhar em colaboração com o seu actual clube, o Liverpool FC, e também em parceria com marcas como a Red Bull, a Under Armour e a Therabody, para oferecer oportunidades aos jogadores libertados de emprego, estágio e colocação em vários departamentos.
A Professional Footballers Association (PFA) também se juntará à The After Academy como parceiro de apoio, actuando como um organismo que apoia regularmente os antigos jogadores. A PFA não só garantirá que as oportunidades de trabalho cheguem às pessoas certas, como também equipará os membros da iniciativa para fornecerem aconselhamento em matéria de educação, carreira e bem-estar a todos os actuais e antigos jogadores de formação.
Falando sobre sua nova iniciativa, Trent Alexander-Arnold disse: “Adorei a minha passagem pela Academia de Futebol de Liverpool, que me deu tudo o que tenho hoje e estou muito grato por estar na posição em que estou. A sensação de levantar troféus pelo clube da nossa infância é mágica e não a trocaria por nada deste mundo, mas se as coisas não tivessem corrido como correram, eu poderia ter sido um daqueles a quem foi dito que o sonho tinha acabado.
“Tenho a sorte de não saber como é essa conversa, mas sei, através dos meus amigos e de outros antigos jogadores, como é difícil e como pode ser duro. Estou orgulhoso deste programa que procura dar outra oportunidade àqueles que não conseguiram, e espero que seja apenas o primeiro passo para um futuro melhor para estes jovens.”
Um grande golo….