A Union Saint-Gilloise foi a grande surpresa do campeonato belga na derradeira época. Proveniente do segundo escalão, depois de uma ausência de 58 anos das mais altas andanças do futebol belga, regressou em 2021/22 para dar cartas.
Orientada pelo treinador Felice Maazu a equipa surpreendeu tudo e todos lutando pelo título até à derradeira jornada do play-off com o Club Brugge.
Porém, este ano, a façanha parece difícil de repetir. Maazu partiu para o Anderlecht sendo substituído por Karel Geraerts, que era o treinador adjunto da equipa.
Além do técnico, partiram nomes como o dinamarquês Casper Nilsen rumo ao Club Brugge por 5,5 milhões de euros, bem como regressaram aos ingleses do Brighton, depois de terem estado cedidos a título de empréstimo, o polaco Kacper Kozlowzki e o goleador alemão Deniz Undav, autor de 26 golos na derradeira temporada da Jupiler Pro League.
Como contratações, a administração, que é a mesma do referido Brighton (por isso as trocas e empréstimos constantes de jogadores), apenas, gastou 280 mil euros no defesa central Ross Skyes, contratado ao Acrignton St. do terceiro escalão do futebol inglês.
Seria, contudo, este jogador a dar o triunfo, hoje, frente ao Charleroi com um golo solitário, num desafio em que a equipa que actua no emblemático no Stade Joseph Marien esteve sempre mais perto do segundo golo do que sofrer o empate.
Assistiremos outra vez a uma carreira de surpreendente sucesso?