Chegados ao final da temporada, o observatório de futebol suíço CIES, traz a sua já tradicional avaliação de valores dos atletas. E esta traz algumas curiosas conclusões!
Assim, o avançado noruegês do Manchester City, Haaland é o jogador mais valioso do mundo no final desta temporada, com um valor de 245 milhões de euros. A segui-lo, nos outros dois lugares do pódio, encontram-se Vinicius avaliado em 196,3 milhões de euros e Bukayo Saka cuja cotação está estimada em 195,3 milhões. Destaque, para o facto do extremo brasileiro do Real Madrid ter uma estimativa de valor daqui a três temporadas de 314,9 milhões de euros
O jovem jogador do Borussia Dortmund, Jude Bellingham, está em quarto lugar, com um valor estimado de 190 milhões de euros (incluindo eventuais suplementos, como acontece com todos os jogadores da lista). O inglês ultrapassa Rodrygo Goes e a dupla do FC Barcelona Pedri González e Pablo Gavi (partindo do princípio que o registo do seu contrato até 2026 será efectivo). Jamal Musiala, Phil Foden e Kylian Mbappé (contrato com o PSG apenas até 2024) completam a lista dos 10 primeiros.
O atleta português mais valioso é o rossonero Rafael Leão, no décimo sexto posto da tabela, com um valor estimado de 113,2 milhões de euros.
Porém, os jogadores mais caros a actuar fora dos cinco principais campeonatos europeus, foram registados em dois jogadores a actuar na Liga Portuguesa: António Silva (89 milhões de euros) e Gonçalo Ramos (82 milhões de euros). A dupla do Benfica está à frente de Xavi Simons do PSV Eindhoven, Diogo Costa do FC Porto, Gonçalo Inácio do Sporting CP e três jogadores do AFC Ajax.