O fim de um ciclo.
Durante a última dezena e meia de anos, Cristiano Ronaldo e Messi lideraram todos os rankings, inclusivamente dos futebolistas mais bem pagos do planeta futebol.
Porém, fruto da idade, do aparecimento de outros talentos, até da liderança desse exclusivo ranking tiveram de abdicar. Tal é comprovado pelo portal Sportico, que compilou a classificação dos futebolistas que mais auferirão na presente temporada, tendo em consideração o salário (bruto) e as receitas provenientes dos patrocínios.
Assim, o primeiro lugar é, agora, pertença do avançado francês do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappe, que ascendeu a esse patamar após ter renovado o seu vínculo contratual com o emblema da Cidade das Luzes. Kylian ganhará um total de 125 milhões de euros anuais entre salários e patrocínios.
Em segundo lugar, mesmo atendendo às nossas palavras, está Cristiano Ronaldo. O melhor jogador português da história ganhará 133 milhões de euros no presente exercício desportivo. Além dos vários patrocínios, a marca CR7, pertença do craque, é aposta em óculos, sapatos, perfumes, roupa interior, hotéis e ginásios.
A fechar o pódio está o homem que sempre andou de braço dado na disputa de títulos e honrarias com Ronaldo: Messi. O argentino, que tal como Mbappé actua no PSG, entre salário e patrocínios, receberá 110 milhões de euros esta temporada. Refira-se que, apenas, Ronaldo e Kylie Jenner têm mais seguidores no Instagram do que Messi. Além disso, o herdeiro de Maradona acrescentou um acordo multi-milionário com a Socios à sua carteira de patrocínios, que também inclui a Adidas, a Budweiser, a Mastercard, a PepsiCo e muitos outros.
O top 5 termina com a terceira e última estrela do PSG, o brasileiro Neymar (91 milhões de euros) e o talentoso avançado do Liverpool Mohamed Salah. O futebolista egípcio – que ganhou a sua terceira Bota de Ouro no ano passado – está a uma considerável distância do top 3 com um total de 39,5 milhões de euros entre salário e receitas de patrocínios
Infra, apresentamos o top ten completo (lembre-se que o número total é composto por salário bruto e patrocínios), que inclui jogadores da Premier League, La Liga e Ligue 1, deixando de fora a Serie A e a Bundesliga e apresentando uma excepção. Aludimos a Andrés Iniesta, que no Japão, ganhará 30 milhões de euros anuais.
Kylian Mbappé (PSG) – 125 milhões de euros
Cristiano Ronaldo (Manchester United) – 113 milhões de euros
Lionel Messi (PSG) – 110 milhões de euros
Neymar (PSG) – 91 milhões de euros
Mohamed Salah (Liverpool) – 39,5 milhões de euros
Eden Hazard (Real Madrid) – 31,3 milhões de euros
Andrès Iniesta (Vissel Kobe) – 30 milhões de euros
Raheem Sterling (Chelsea) – 29,4 milhões de euros
Kevin De Bruyne (Manchester City) – 29 milhões de euros
Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) – 27,5 milhões de euros