Quase feito…
A venda do Manchester United está praticamente concluída. Assim, os Glazer, actuais donos do clube, parecem ter decido qual a melhor oferta para finalizar o negócio. Este anúncio foi efectuado pelo site Front Office Sports, que explica que o comprador será Sir Jim Ratcliffe, o dono do gigante químico Ineos, já proprietário do Nice na Ligue 1 francesa.
Durante meses, a luta pelo United foi travada entre dois candidatos: o bilionário britânico Ratcliffe e o xeque do Qatar Jassim Bin Hamad Al Thani. Segundo os rumores, a proposta preferida seria a do inglês, no valor de mais de 5 mil milhões de libras (mais de 5,7 mil milhões de euros), com os próprios Glazers a permanecerem no clube como accionistas minoritários.
Acredita-se, contudo, que a oferta de Ratcliffe está estruturada de forma a que os americanos permaneçam no clube, embora com uma participação muito mais pequena e menos poderosa do que a que têm actualmente.
O grupo de comunicação Sky News sugeriu recentemente que os Glazer sairão completamente do clube até 2026 devido a uma cláusula inserida na oferta de aquisição de Ratcliffe. Tratar-se-á de uma opção de venda que obrigará a família norte-americana a vender as acções que lhes restam a Ratcliffe ou a forçar o próprio dono da Ineos a comprá-las. A cláusula poderá ser activada apenas três anos após a venda e colocará ponto final à aventura dos Glazer no United.