A pandemia paralisou ou antes atrasou alguns projectos que o mundo do futebol tinha em curso e mesmo alguns que foram aprovados, tais como o Campeonato Mundial de Clubes de 24 equipas, que estava agendado para ser realizado pela primeira vez em 2021 na China e foi aprovado por uma maioria de votos, foram reformulados.
O regresso à “normalidade” trouxe consigo uma tentativa de compensar o tempo perdido, e não apenas por parte da FIFA. Todas as partes interessadas tentam chegar a um acordo para moldar o calendário de jogos internacionais, mas entretanto estão a surgir novas formas de torneios existentes ou novos torneios. O futebol está a evoluir em todos os sentidos da palavra. Adeus ao toque, mais importância à velocidade, jogos de 100 minutos… e constantes mudanças nos formatos das diferentes competições, criação de novas… com o dinheiro como principal força motriz.
Em Doha, o Conselho do mais alto organismo do futebol mundial deu uma reviravolta ao que foi aprovado em Miami, em Março de 2019, dando a concordância a um novo Campeonato do Mundo de clubes para 2025 (os anos pares estarão reservados para torneios de cada Confederação e para o Campeonato Mundial), mas com 32 equipas com o acesso ao mesmo a ser definido durante 2023. Até essa altura, que poderá coincidir com a reeleição de Infantino em Março, as partes procurarão um acordo para que as discordâncias sobre a criação do torneio desapareçam. Fala-se de uma distribuição semelhante de equipas à do Campeonato do Mundo mas nada foi decidido, nem sequer o formato da prova.
Um calendário crescente
Antes do Campeonato Mundial de Clubes anunciado para 2025, o calendário de jogos e competições deverá crescer exponencialmente. A UEFA aprovou este ano uma nova reviravolta para a Champions League. Um novo formato a partir de 2024, com mais dois jogos por equipa numa chamada Liga Suíça, em que todos os resultados contarão para a classificação que determinará os play-offs subsequentes, mesmo que não haja confrontos entre todas as equipas.
Por enquanto, a final da Liga dos Campeões permanecerá como até agora, mas foi divulgada a suposta criação de um novo torneio para iniciar a época no Verão de 2024 com quatro equipas participantes, a ser jogado pelos finalistas da Liga dos Campeões, mais outras duas equipas a serem decididas com um formato de final four e a serem jogados nos Estados Unidos. A Supertaça Europeia estaria reservada para os vencedores da Liga e Conferência Europa.
Jogos de Verão nos EUA
Uma final four como ponto decisivo da Liga dos Campeões há muito que é falada, mas a UEFA, a fim de evitar conflitos, parece mais determinada em oficializar os jogos de Verão a serem disputados nos Estados Unidos. Trata-se, como sabemos, do território preferencial das equipas da Superliga nos últimos anos, como tem sido demonstrado. Juventus, Barcelona e Real Madrid já visitaram a América do Norte no Verão passado.
A tudo isto devemos recordar a criação da ‘Finalísima’, um torneio criado para os vencedores da Copa América e do Campeonato da Europa e jogado em Junho entre Argentina e Itália. Chegou mesmo a exitir um rumor de que a Taça Intercontinental poderia reaparecer como tal, ou seja, um frente a frente entre os vencedores da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões.
Campeonato do Mundo com 48 Equipas e Muitos Mais Jogos
As mudanças não terminam aí. A FIFA está disposta a dar uma reviravolta ao Campeonato Mundial. Este em 2026 terá 48 equipas, previsivelmente, dividas em grupos de 4. Serão disputados 110 jogos.
Janelas dos Jogos FIFA
A FIFA já anunciou que as janelas para o calendário de jogos internacionais a partir de 2025 incluirão uma janela alargada com quatro jogos no final de Setembro e início de Outubro para substituir as actuais duas janelas separadas em Setembro e Outubro, com as outras janelas (Novembro, Março e Junho) inalteradas.
FIFA World Series
Para aumentar as hipóteses de equipas de diferentes confederações jogarem umas contra as outras, a FIFA poderá lançar torneios amigáveis – ‘FIFA World Series’ – a serem realizados na janela de Março em anos pares. A decisão sobre o anfitrião do Campeonato Mundial de Futebol de 2030 será também tomada em 2024, com as regras de licitação a serem publicadas no início do próximo ano. Além disso, a ideia de uma Liga das Nações a nível mundial ainda está presente, com um pulso constante.
Um futebol cada vez mais a procurar receitas…