Ninguém duvide…
As próximas noites serão de insónias para os apaixonados do mais famoso jogo de estratégia futebolística virtual: o Football Manager.
Com efeito, saiu hoje o Football Manager 2023, que promete com que muitos apaixonados por futebol tentem levar o clube do seu coração rumo a todos os títulos e honrarias possíveis e imaginárias.
Uma saga que, diga-se, para mim, começou há muitos anos. Corria o ano de 1995 e descobrir o velhinho Championship Manager espanhol. Seria uma perdição que, rapidamente, passaria a ser partilhada durante horas com amigos.
E que momentos vivemos: a descoberta de jogadores em tempos em que a Internet ainda dificilmente nos aproximava de muitos nomes, a sagacidade táctica de treinadores, capazes de fazerem de jogadores como Fernando Redondo um todo-terreno que só não rendia à baliza, míticas recuperações, banhos tácticos… tanta, mas tanta coisa.
Fomos crescendo, mas mantendo-se a paixão. Lidamos com fenómenos como Tó Madeira (um jogo, também, tem de ter fantasia), descobrimos outros que só teriam expressão no jogo como Tsigalko, Mark Kerr ou Chiotis, ou, ainda, soubemos antes do mundo que Aimar, Saviola, Robben e, tantos outros, iriam ter o mundo a seus pés.
A saga foi evoluindo e nós crescendo…o CM deu lugar ao Football Manager e os botões que marcavam golos deram lugar aos campos de futebol. Assistimos às nossas equipas e a poltrona da sala é o banco de suplentes. Quantas vezes gritamos um golo virtual para ouvir de outra divisão quem está a jogar? Quantas vezes sentimos o ego afagado por aquele triunfo obtido pela nossa sagacidade táctica, ou por aquele jogador em que apostamos e que está a brilhar?
Ninguém duvide…envelhecemos a gostar de futebol e seduzidos por aqueles momentos únicos que nos enchem a alma. O FM também faz por isso da nossa vida!