A selecção alemã de futebol decidiu abandonar o nome de”Die Mannschaft” (a equipa), argumentando que, embora este termo possa ser reconhecido no estrangeiro como sinal distintivo da equipa, no seu país tem sido exposto a críticas em diversas ocasiões.
Diga-se que este nome foi oficialmente introduzido um ano após a Alemanha ter ganho o seu quarto Campeonato do Mundo na história, no Brasil em 2014, e a partir daí foi indissociável da equipa. Mas a eliminação na primeira volta do Campeonato do Mundo de 2018 e a eliminação nos oitavos de final do Campeonato Europeu do ano passado não ajudaram a cimentar a marca entre os adeptos alemães, tolhidos pela desilusão.
Os responsáveis do futebol alemão, incluindo o director-geral do Borussia Dortmund Hans-Joachim Watzke, afirmaram que tal escolha foi, inclusivamente, desrespeitosa para com outras equipas nacionais, já que o termo era excessivamente arrogante.
Uma sondagem recente mostrou que o mesmo deveria ser abandonado, disse o presidente da DFB Bernd Neuendorf: ‘De acordo com sondagens e análises, o nome ‘Die Mannschaft’ tem um elevado grau de reconhecimento especialmente no estrangeiro, onde representa espírito de equipa e sucesso’, disse Neuendorf numa nota oficial.
Contudo, o gerente explicou que “é também um facto que entre os adeptos é discutido e criticado pelo que importará levar à sua extinção.”
O fim da Mannschaft…