Bersant Celina é um internacional kosovar que será pouco conhecido da maioria dos adeptos.
Com, apenas, dois anos teve de fugir do seu país natal, o Kosovo, por causa da guerra. Seria levado pelos pais para a Noruega onde, mais crescido, apostaria no futebol. Eram refugiados de uma guerra que levaria à morte muitos compatriotas, não tendo documentos, trabalho ou sequer escola. Por essa razão, o desporto-rei tornar-se-ia na escapatória desejada.
Daria nas vistas enquanto jogador. Primeiro no Stromsgodset onde contracenaria com o actual capitão do Arsenal, Martin Odegaard. Ambos dariam nas vistas, o que levou a que Bersant em 2012 fosse adquirido pelo Manchester City no qual actuou em todos os escalões jovens, bem como em todas as selecções de base norueguesas, apesar de em idade adulta ter optado pela do Kosovo.
Por ter o conhecimento desta realidade, o actual jogador dos franceses dos turcos do Kasimpasa, não hesitou. Ofereceu aos refugiados ucranianos a possibilidade de ficarem alojados no apartamento que possui em Drammen, a 40 quilómetros de Oslo, a capital de Noruega, e que era visto como um investimento imobiliário.
” – O meu apartamento está sempre livre para quem tem necessidade de um lugar para viver. Esta é uma das coisas que posso fazer para ajudar as pessoas em dificuldades. A ideia partiu do meu pai. Mas, eu, também, pensei que seria um belo gesto receber uma família obrigada a deixar a Ucrânia. É um momento difícil e quero ajudá-los. É impossível ajudar a todos, mas ficarei feliz por mudar a vida de uma pessoa.”
Um grande golo…