Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

O Fantástico Destino do FC Vaduz

Histórico!

Pela primeira vez um clube sediado no Liechtensein irá actuar numa fase de grupos de uma prova europeia, neste caso a Liga das Conferências.

O mais curioso é que o principado não possui uma liga própria, mas, apenas, uma associação que integra seis clubes amadores e que pertence à associação de clubes amadores da Suíça. Por essa razãio, o FC Vaduz que actua na Liga suíça por questões de competitividade, participa na Taça do seu país, que não é reconhecida pela UEFA. Porém trata-se de única competição aí existente, o que faz com que a federação do país seja a única europeia que não participa na Liga dos Campeões.

Quanto o clube, actua na segunda divisão helvética, depois de ter sido despromovido. Por ter ganho a Taça do Liechtenstein, o que já o fez por 48 vezes, obteve o passaporte para disputar as pré-eliminatórias da Liga das Conferências.

A equipa orientada pelo helvético Alessandro Mangiarratti, que passou pelo Belenenses como jogador na temporada de 2003/04, conta, apenas, com cinco jogadores naturais do Liechtenstein, sendo a maioria do plantel composto por atletas suíços. Aliás, a surpresa do seu feito ainda é maior, pelo facto de, em sete jogos da Challenge League, o segundo escalão helvético, não ter conseguido vencer, averbando, apenas, três empates, contando o remanescente dos jogos por derrotas. Está, por isso, no nono e penúltimo lugar da tabela, só tendo atrás de si o Neuchâtel Xamax. Porém, nas competições do velho continente a história é outra…

Fez história! Depois de bater o Koper da Eslováquia na primeira pré-eliminatória, afastou (de modo surpreendente!) os turcos do Konyaspor na seguinte. Chegava, assim, aos play-off da prova em que iria encontrar o Rapid Viena. Depois do empate a um em casa do Vaduz, esperava-se que a equipa austríaca assumisse o seu favoritismo o jogo e a eliminatória. Contudo, o futebol tem momentos insondáveis, sendo por isso tão amado. Os heróis destas linhas venceriam por um golo sem resposta, fazendo história. Da segunda divisão suíça para a alta-roda do futebol europeu!

Absolutamente épico!