Todos os adeptos do futebol serão capazes de se recordar dos factos sucedidos no final da partida que ditou a despromoção do Saint-Étienne, quando não conseguiu ultrapassar o Auxerre. Nesse momento, a permanência na Ligue 1 que durava desde 2004 findava e os adeptos da casa deram asas à sua indignação. Assim, entraram em campo, agrediram os seus próprios jogadores e dirigentes do clube com bombas de fumo e uma série de ameaças.
Este episódio levou a federação francesa a aplicar três pontos de penalização ao clube e uma série de jogos à porta fechada, incluindo o de hoje frente ao Le Havre a contar para a segunda divisão francesa.
Porém na partida de hoje, o inesperado aconteceria. Depois de chegar ao intervalo empatado a zero, ainda que com nove jogadores, Les Verts sofreriam uma dolorosa derrocada na segunda metade. Para além de terem sofrido mais uma expulsão, acabando a partida com oito atletas, sofreriam seis golos sem resposta, o que lhes custou uma humilhante derrota por seis bolas a zero.
Com um investimento no mercado de Verão foi muito contido, com os adeptos a queixarem-se da falta de atitude dos atletas, o início do campeonato rumo à desejada e ansiada promoção tem sido terrível: 2 empates, 2 derrotas e, fruto de ter partido no campeonato com 3 pontos negativos, ainda 1 negativo na classificação é uma verdadeira desilusão para um dos clubes mais históricos do país do hexágono.