O salto poderá parecer grande, mas os desafios nunca foram um problema para uma homem cujo modo de ler o jogo sempre foi excelso.
Após a sua experiência na formação do Real Madrid e três anos no banco da equipa B da Real Sociedad, Xabi Alonso foi escolhido como o novo treinador do Bayer Leverkusen. O antigo médio do Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique assinou um contrato até 2024 e será apresentado numa conferência de imprensa no BayArena amanhã às 11h30 da manhã. O espanhol irá substituir Gerardo Seoane, que estava no banco dos alemães desde o início da época passada.
A derrota contra o FC Porto na Liga dos Campeões foi a última decepção de um mau início para o Bayer, que é o penúltimo classificado na Bundesliga com apenas cinco pontos em oito jogos. Por esta razão, como explicou o director desportivo Simon Rolfes, o clube decidiu fazer uma mudança e confiar em Xabi Alonso: “Seoane fez um bom trabalho no último ano e meio, com destaque para a qualificação para a Liga dos Campeões sem dificuldades. Infelizmente, porém, abandonámos este caminho. Do nosso ponto de vista, a eliminação prematura na Taça da Alemanha e a actual posição no campeonato tornou obrigatória uma mudança no banco”.
Fernando Carro, o director-geral, confirmou a escolha: “A separação não foi uma escolha fácil, mas sob estas condições não havia alternativa.”
Xabi Alonso, o novo treinador. comentou a sua nova posição: “Conheço o Bayer, é um excelente clube. Sempre teve grandes jogadores e também há muita qualidade neste plantel. Apesar da situação complicada, os objectivos continuam a ser ambiciosos. Estou muito entusiasmado com a tarefa que me foi confiada, tenho a certeza de que estaremos à altura da tarefa.“
Um homem habituado ao sucesso…