A Premier League estabeleceu novas regras para salvaguardar o denominado “património dos clube”, com o intuito de proteger em termos de influência os adeptos, obrigando a que certas situações tenham de ser votadas por estes.
São elas:
- Um clube, se desejar fazer alterações substanciais ao seu emnblema ou mudar as cores do seu equipamento principal, deve empreender um processo de consulta completo e minucioso aos adeptos;
- Um clube deve também ser capaz de demonstrar que a maioria dos seus adeptos são a favor de quaisquer alterações propostas (por exemplo, através de um inquérito independente aos titulares de bilhetes da época, à Community Benefit Society do clube e aos adeptos que conseguiram assistir a uma série de jogos em casa).
No caso de um qualquer clube violar estas novas normas, a Federação inglesa poderá tomar medidas, entre as quais se destaca a possibilidade de ordenar ao clube incumpridor que regresse às suas cores primitivas ou ao pretérito símbolo.
O objectivo destas medidas passa por colocar os adeptos no centro do processo das tomadas de decisão sobre questões tidas como importantes para o património material e imaterial de qualquer emblema.
O adepto colocado no centro das decisões