O Campeonato do Mundo do Qatar aproxima-se e muitos adeptos começam a preparar-se para a sua viagem ao Golfo Pérsico.
Será certamente uma viagem cara, uma vez que as instalações de alojamento foram reservadas em excesso, além de que não será propriamente baratas.
Mas não há dúvida de que, como qualquer Campeonato do Mundo de Futebol que se preze, haverá um êxodo e, consequentemente, tendências para comportamentos coloridos. Por isso em Inglaterra, a advertência é claro: cuidado… mesmo com o sexo!
Tal advertência ater-se-á a relações entre pessoas não casadas entre si. No Qatar trata-se de um crime, podendo fazer com que os transgressores passem até sete anos presos. Por isso, caso não vão ao Qatar como marido e mulher, o ideal será não correr riscos.
Como relata o portal Sportbible, o CEO do evento Nasser Al-Khater há alguns meses atrás explicou que alguns comportamentos no Qatar são desaprovados. Assim, “a segurança de cada adepto para nós é primordial, mas os gestos públicos de afecto são desaprovados, não fazem parte da nossa cultura e isto aplica-se a todos”. Mas, explica a fonte contactada pelo Daily Star, mesmo que se queira excluir sexo e gestos públicos de afecto, aqueles que vão ao Qatar terão de ter cuidado com muitas outras coisas.
Beber e festejar depois dos jogos, que é a norma na maioria das partes do mundo, é estritamente proibido e há consequências pesadas para aqueles que são apanhados.
A impressão é que este poderá ser um Mundial muito mau para os adeptos. E, dentro de cerca de dez dias, saberemos esses medos são confirmados…