A Nike estará a ponderar suspender o contrato de fornecimentos de equipamentos com o Zenit St. Petersburgo, uma das mais fortes equipas do país.
A indiciar esse facto, o clube cobriu voluntariamente o ‘Swoosh’ no jogo na camisola no jogo no passado Domingo, não tendo apresentado os novos equipamentos para a época 2022/23.
Deve ser mencionado que após a invasão russa da Ucrânia, o Zenit também foi excluído da participação em competições de clubes europeus, um isolamento que também afecta todas as outras equipas de futebol russas.
Voltando à Nike, ontem o clube de São Petersburgo Zenit ainda vestiu a camisola produzida pelo gigante de equipamentos desportivos norte-americano para a época 2021/22. No entanto, a fornecedora de material desportiva já não quer ser associada ao clube russo, daí a cobertura do símbolo para esconder a marca, o que foi feito através da aplicação do brasão de uma empresa de apostas que já patrocinava o clube.
Este problema não será resolvido enquanto o acordo de patrocínio técnico com a Nike permanecer suspenso ou o Zenit St. Petersburg – mais provavelmente – encontrar um novo fornecedor de camisas.
Como o portal Footy Headlines salienta, outro clube russo chamado Ural Ekaterinburg já revelou as suas camisas de futebol de 2022/23 feitas pela Nike.
Mais uma polémica russo-americana…