É o outro lado da moeda.
Ora, se o Newcastle, por um lado, graças à sua aquisição pelo Fundo Soberano Árabe tem disponibilidade para ser activo no mercado de transferência, por outro vê-se a braços com a colocação dos seus antigos atletas que, fruto da nova filosofia do clube, deixaram de interessar.
Assim, depois dos Magpies terem investido 136 milhões de euros este Verão em Alexander Isak (70 milhões de euros), Botman (37 milhões de euros), Targett (17,5 milhões de euros) e Nick Pope (11,5 milhões de euros), viu-se a braços com a libertação de espaço no plantel, algo que não tem sido fácil de conseguir.
Com efeito, de acordo com o jornal Telegraph, Eddie Howe incluiu vários jogadores contratados e cujo contrato houvera sido renovado pela anterior administração. Estes acordos estão agora a dificultar as hipóteses do Newcastle equilibrar as contas, levando a que o clube sofra perdas que não esperava ter.
Falamos de atletas como Jeff Hendrick, Isaac Hayden, Dwight Gayle e Ciaran Clark. O primeiro, de 27 anos, foi emprestado ao Reading que paga uma pequena percentagem não especificada dos seus 50.000 libras por semana de salário. Hayden saui por cerca de £20,000 por semana para o Norwich e Gayle, que saiu a título definitivo ainda recebe £40,000 por semana do clube de Saint James Park. Acrescem, ainda, dois terços do salário de Clark que está emprestado na Sheffield United.
Os salários exorbitantes assinados por Mike Ashley ascendem a mais de £100,000 por semana (111,920 euros às taxas de câmbio actuais) e custam como os salários mais altos dos orçamentos actuais. O jornal relata,a inda, que os salários combinados destes jogadores em situação de empréstimo estão no topo da escala salarial do clube. O investimento nestes ultrapassa o contrato do seu jogador mais bem pago, Kieran Trippier, que foi adquirido ao Atlético de Madrid no Inverno passado e é pago num valor estimado de 7,5 milhões de euros de acordo com o website especializado em salários Capology.
Estas saídas terão permitido a chegada da contratação recor do Verão, o avançado sueco Alexander Isak, mas dificultam a possibilidade de novas contratações no Inverno, uma vez que há o fair-play financeiro para cumprir. Tal terá como consequência que o clube terá de ouvir todas as ofertas deste Inverno para os seus jogadores, a fim de criar mais espaço de manobra nos seus orçamentos.
O outro lado da moeda…