Poderá ser uma inovação no futebol!
A UEFA estará, alegadamente, a considerar reformular a Supertaça Europeia, levando a que equipas americanas enfrentassem os vencedores das principais provas europeias. Assim, estarão, alegadamente, em curso várias discussões para a realização de um evento de abertura para substituir o modelo clássico de Supertaça, já na temporada de 2024/25.
Este incluiria os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, como é actualmente o caso, mas acrescentaria os vencedores da Liga das Conferências. Os Estados Unidos, considerados como um mercado chave para o crescimento do futebol europeu, seriam os principais candidatos para completar o grupo de participantes, com a possível inclusão dos vencedores da MLS.
Tal deve-se ao modo como a UEFA olha para o mercado futebolístico do país. Com efeito,o novo acordo da Confederação Europeia para os direitos de transmissão em língua inglesa nos Estados Unidos, relativamente às suas competições europeias de clubes, representou um aumento de 150% nas receitas em relação ao actual contrato, com o número a crescer ainda mais através da venda de direitos de transmissão em língua espanhola.
Assim, embora Ceferin tenha negado a possibilidade de trazer o futebol europeu para solo americano – ou de qualquer forma para fora do continente – não é certo que não possa mudar de opinião. De facto, o novo torneio de abertura para substituir a Super Taça serviria como meio de aumentar as receitas, não apenas para os clubes da competição mas para o futebol europeu como um todo, atraindo um novo público.
Deste modo, segundo várias publicações, todas as opções para alcançar este objectivo estarão a ser consideradas, quer posicionando os jogos dentro de um festival de fim-de-semana ou realizando espectáculos pop antes dos jogos ou durante o intervalo à imagem do Superbowl norte-americano.
Não sabem mais o que inventar…