Mais um episódio na novela…
O Paris Saint-Germain está a apenas um ponto de se tornar campeão francês pela 11ª vez na sua história, tornando-se no clube que mais títulos franceses conquistou. Mas tal, não será suficiente para os adeptos parisienses, que sonham com o triunfo na Liga dos Campeões, um objectivo sempre declarado pelo número um do clube, Nasser Al-Khelaifi.
Porém, esta época, que foi uma desilusão já que no que toca à Europa, já que o sonho terminou nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Quanto às competições internas, findará com apenas dois títulos na sala de troféus: a Supertaça de França conquistada no Verão de 2022 e a Ligue 1. Muito pouco para um clube que tem no seu plantel jogadores como Donnarumma, Sergio Ramos, Verratti, Neymar, Messi e Mbappé.
Reside, pois, no conjunto de jogadores que deverão estar no centro de uma profunda revolução no Verão, desejada em primeiro lugar pelos adeptos que contestam a equipa, poupando apenas Mbappé, pelos fracos resultados obtidos nos últimos anos no campo europeu, o busílis da questão.
De acordo com o jornal francês L’ Équipe, o treinador Galtier não deverá continuar no comando da equipa e subsistem muitas dúvidas sobre a permanência de vários jogadores, como Messi, Verratti e Neymar. Mas a estes pode juntar-se também Mbappé, já não tão convencido de ficar em Paris, apesar de ter renovado o contrato em 2022, até 2024.
Uma situação que se repete, em suma, após as longas negociações que levaram à renovação no Verão passado. De facto, o jogador não pretende exercer a opção presente no seu contrato, que lhe permitirá renovar o seu acordo com o clube por mais uma época, tornando-o válido até 2025. O jogador tem até 31 de Julho para tornar efectiva a prorrogação do seu acordo com o clube parisiense.
Mas, à medida que os dias passam, parece ser cada vez mais certo que Mbappé não pretende exercer esta cláusula a seu favor, de modo a que o acordo com o PSG termine no Verão de 2024, colocando efectivamente o clube numa encruzilhada: manter o jogador no plantel até ao termo natural do seu vínculo ou vendê-lo este Verão para não ver sair um dos melhores jogadores do mundo com um valor contratual nulo.
Assim, a situação em torno de Mbappé está a ser supervisionada de perto pelos clubes que podem pagar a sua contratação devido ao esforço financeiro necessário para um jogador como o número 10 francês. Um deles, o Real Madrid de Florentino Pérez, que já tinha chegado a acordo com o atleta em 2022, antes de o francês ser convencido a ficar novamente em Paris.