Nada como descobrir o (mau) exemplo no futebol…
A Mercedes foi a força indiscutível da Fórmula 1 entre 2014 e 2920, tendo perdido o trono no último ano para a Red Bull, graças aos desempenhos de Max Verstappen, ainda que com a polémica que todos conhecemos.
O presente ano ainda está a correr pior à marca simbolizada pela estrela das três pontas. Claramente inferior à Red Bull, mas, também, à Ferrari, parecia que o carro conduzido por Lewis Hamilton encontrava-se em franco declínio.
Porém, tudo parece estar a mudar…
Assim, a fim de descobrir as causas do declínio, Toto Wolff, o director da marca teutónica, quis estudar outro exemplo desportivo de grande sucesso: Sir Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United. Durante a sua carreira, o treinador escocês conseguiu revolucionar uma das equipas mais famosas da Inglaterra, ganhando um impressionante número de 38 troféus nacionais e internacionais em 26 anos no banco dos Red Devils.
Entrevistado pelo Financial Times, Wolff explicou a sua opinião sobre as dificuldades em repetir constantemente o sucesso, citando o exemplo do Manchester United, que viveu muitos momentos difíceis nos últimos anos após a partida de Ferguson.
“ Tenho estudado porque é que os clubes de topo não são capazes de se reinventarem consistentemente no topo. Nenhuma equipa, em nenhum desporto, alguma vez ganhou oito títulos consecutivos, e há muitas razões para isso. Mas, a essência passará pelas pessoas, pois acomodam-se. Já não se é tão enérgico como antes, a ambição dilui-se”.
Terá razão?