Apesar de (mais uma vez!) não ter conseguido triunfar na Liga dos Campeões, o Manchester City foi o clube que mais lucrou durante a temporada de 2021/2022, segundo o relatório da Football Benchmark.
Assim, foram 731 milhões de euros que os Cityzens facturaram, mais 13% do que no pretérito exercício, ultrapassando o anterior líder desta classificação, o Real Madrid, que mesmo assim teve um incremento de 12%, chegando aos 714 milhões.
O Paris Saint-Germain ocupa o terceiro lugar deste ranking com 670 milhões de euros, seguido pelo Bayern com 627 milhões.
Quanto a evolução, o Ajax foi quem mais cresceu em relação à temporada anterior, obtendo um aumento de 51% na sua facturação, graças à sua boa carreira na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mesmo assim, os neerlandeses ficaram-se pelos 189 milhões de euros. O FC Porto, esse, teve um desempenho inverso, ao ver as suas entradas financeiras reduzirem-se em 6%.
Quanto a lucros, de forma nada surpreendente, o clube de Manchester ocupa o topo da tabela, com lucros líquidos de 49 milhões de euros. Porém, apesar da menor facturação, o FC Porto conseguiu suster os gastos, conseguindo ser a segunda equipa com mais lucros à frente de Real Madrid e Bayern.
Na tabela inversa, a dos prejuízos, o Paris Saint-Germain conseguiu fechar o exercício com 369 milhões negativos.
Estes números, segundo Andrea Sartori, fundador e director executivo do Football Benchmark, reflectem uma retoma nas contas dos clubes do futebol depois do flagelo da pandemia. Tal, segundo o mesmo, reflecte-se no facto as bancadas dos estádios poderem ter sido novamente ocupadas na sua totalidade.
Veremos o que o futuro nos reserva…