Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil há mais de quinhentos anos.
Porém, foi há pouco tempo que os treinadores brasileiros descobriram o Brasil, graças ao extraordinário trabalho de Jorge Jesus no Flamengo.
Seria o passo decisivo para outro compatriotas terem abraçado a aventura de atravessarem o Atlântico, rumo ao país do samba e do futebol. Apesar de alguns fracassos, como o de Jesualdo Ferreira no Santos, mesmo depois da partida de JJ, o extraordinário trabalho de Abel, no Palmeiras, terá escancarado, definitivamente, as portas do futebol canarinho.
Surgem, agora, outros técnicos portugueses a brilharem no Brasil. Depois de, na passada semana, já termos destacado a arrancada de Luís Castro ao serviço do Botafogo, merecerá realce a caminhada de Pepa com as cores do Cruzeiro, clube propriedade de Ronaldo Fenómeno.
Depois da falsa partida em Guimarães, onde nem sequer começou a temporada, a que se seguiu o trabalhado falhado na Arábia Saudita, em Belo Horizonte, na toca da raposa, o português encontrou abrigo quando foi escolhido para substituir Paulo Pezzolano.
Na verdade, depois de duas derrotas iniciais (uma para o Brasileirão, outra para a Taça do Brasil, Pepa soma uma sequência de quatro êxitos. Aliás, hoje o triunfo por duas bolas a uma perante o Santos, catapultou a equipa azul de Minas Gerais para o topo da tabela classificativa… nada mal para um treinador novato no competitivo e peculiar futebol brasileiro, ao serviço de uma equipa recém promovida.