Apresentemos Lina Souloukou, a nova CEO da Roma; ou seja, a detentora da posição mais alta na estrutura organizativa do clube, depois de já ter desempenhado iguais funções nos gregos do Olympiakos.
O clube treinado por José Mourinho, anunciou assim a sua escolha: “A AS Roma tem o prazer de anunciar que Lina Souloukou foi nomeada como nova CEO do clube. Tomará posse com efeitos imediatos, após ter completado os procedimentos relevantes da empresa”, lê-se numa declaração do clube
“- Lina é uma líder experiente, respeitada e reconhecida no mundo do futebol e dos negócios: temos o prazer de a acolher na família AS Roma. Trabalharemos de perto com ela para continuar a levar o Clube ao mais alto nível, como os adeptos e a Cidade merecem”, disseram Dan e Ryan Friedkin, os donos do clube.
Mas quem é Lina, uma mulher que ascendeu ao topo do futebol?
Nascida em 1983 em Larissa, na Grécia, estudou Direito, especializando-se na sua vertente desportiva (chegou a trabalhar no Departamento de Controlo Anti-Doping dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004).
Posteriormente obteve um Mestrado em Direito e Gestão Desportiva na Universidade Politécnica de Madrid, levando a que encetasse uma carreira no futebol. Entre outros cargos, foi nomeada membro do Tribunal de Arbitragem para o futebol da Federação Grega de de Futebol durante cinco anos. Além disso, nos últimos anos, tem representado e colaborado com muitos clubes de futebol, instituições e outros intervenientes do futebol (jogadores, treinadores e demais intervenientes no mundo do futebol) em numerosos processos. Juntamente com a sua irmã, fundou a sua própria sociedade de advogados em 2007.
Em 2016, depois do seu filho Michael nascer, entrou para o Olympiacos como Chefe dos Assuntos Institucionais e Jurídicos e mais de um ano depois tornou-se Directora Geral, antes de ser nomeaa Directora Executiva em 2018, função que desempenhou até Junho de 2022.
“Gostaria de expressar a minha gratidão para com a família Friedkin pela oportunidade que me deram: tive a oportunidade de compreender e apreciar o espírito e ambição que move a propriedade e sinto-me honrada pela oportunidade de partilhar os desafios que esperam AS Roma”, foram as suas primeiras palavras após ter sido conhecida a sua nomeação.
“Estou emocionada por me juntar a este clube histórico e estou ansiosa por colocar à disposição do clube, da sua direcção e de todos os seus empregados a experiência que adquiri no mundo do futebol internacional”, concluiu Souloukou.
Uma mulher a dar cartas…