Um negócio revolucionário!
A Lega Serie A, a reguladora dos principais campeonatos italianos, está a avaliar uma operação inovadora sobre o tema dos direitos televisivos. De facto, hoje, na assembleia de clubes, como noticiado pelo jornal La Stampa, será proposta a possibilidade de utilizar o dinheiro proveniente das várias propostas das instituições de crédito para comprar o canal televisivo Sky Itália ao gigante norte-americano Comcast.
A operação, continua o jornal, servirá para construir a plataforma de televisão da Serie A sobre a organização e base de clientes da televisão por assinatura já existentes. Tal terá como objectivo impulsionar o canal da Liga, sem ter de começar do zero mas tendo já uma estrutura e clientes à sua disposição.
Esta apresenta várias questões cruciais, começando pelo desejo da Comcast, a actual detentora dos direitos do canal, em vendê-lo. Nos últimos meses, surgiram rumores sobre a possível venda da Sky Alemanha, depois do grupo norte-americano (que comprou a Sky global por 40 mil milhões em 2018) ter inscrito o valor da Sky em 8,6 mil milhões de euros no seu balanço. Contudo, não faltaram investimentos por parte da Comcast em Itália nos últimos meses, desde o desenvolvimento da rede com a Sky Wifi até à operação da Sky Glass com o lançamento de televisores inteligentes de marca. Sem esquecer a questão dos direitos televisivos, com a compra de direitos para a Fórmula 1 e para a Liga dos Campeões, entre outros.
Acima de tudo, haverá então a questão dos outros negócios da Sky, que não investe apenas no futebol e no desporto em geral. Uma ideia revolucionária…