Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Histórico…

O Presidente da FIFA Gianni Infantino e o seu homólogo da Associação Europeia de Clubes (ECA), Nasser Al-Khelaifi, assinaram a renovação do memorando de entendimento entre as duas organizações na 29ª Assembleia Geral da ECA em Budapeste, Hungria. O acordo expirará a 31 de Dezembro de 2030 e reforça a relação entre a FIFA e a ECA, trazendo estabilidade ao futebol de clubes e internacionais.

O Memorando de Entendimento inclui um compromisso renovado dos clubes de aderirem ao calendário internacional masculino – que foi aprovado por unanimidade durante o recente Conselho da FIFA a 14 de Março – até 2030. A ECA também confirmou o seu apoio a um novo Campeonato Mundial de Clubes da FIFA com 12 equipas europeias a partir de 2025, um jogo anual entre o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA e o vencedor das eliminatórias intercontinentais e a criação do Campeonato Mundial de Clubes de Futebol Feminino da FIFA.

Além disso, a dotação para o Programa de Assistência a Clubes, que compensa as equipas que emprestam jogadores às equipas do Campeonato Mundial da FIFA, aumentará de 209 milhões de dólares para os Campeonatos Mundiais de 2018 e 2022 para 355 milhões relativamente às edições de 2026 e 2030.

O presidente da FIFA Gianni Infantino afirmou: “Este é um dia notável para o futuro do futebol e para a sua estabilidade a longo prazo. Estamos muito satisfeitos por renovar e reforçar o nosso acordo de parceria com a ECA, um importante grupo de interessados representando clubes de toda a Europa. O apoio da ECA ao novo calendário internacional masculino proporcionará um equilíbrio muito necessário entre o futebol de clube e o futebol internacional. Projectos empolgantes estão pela frente, incluindo o novo Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2025 e o novo Campeonato Mundial de Clubes de Futebol Feminino da FIFA.”

Nasser Al-Khelaifi, Presidente da ECA, comentou: “A partir de agora, a FIFA e a ECA trabalharão ainda mais estreitamente em conjunto na organização do futuro Campeonato Mundial de Clubes, incluindo os aspectos desportivos e comerciais do torneio do campeonato mundial de clubes de 2025.”