O Leganés, clube que se encontra no segundo escalão do futebol espanhol resolveu responder aos seus adeptos que criticavam o clube por não fazes contratações.
Comecemos a contar esta história pelo início. Este defeso tem sido de vacas magras em termos de contratações para o Leganés, que, até até à aquisição do jogador Josema, dada a conhecer esta tarde, tinha concretizado, apenas, três novas caras. O último jogador a entrar tinha-o feito no final do mês de Julho e era um velho conhecido dos adeptos: Jorge Miramón que já tinha sido jogador do clube na época de 2016, ano em que a equipa dos arredores de Madrid logrou ascender ao primeiro escalão.
Esta escassez de novas adições ao plantel, juntamente com as várias informações que apontam para a redução do despesismo no que tange a contratações, ainda que o clube tenha sido adquirido por um novo proprietário, criou uma nuvem de desencanto entre os fãs, preocupados pelo clube não ter capacidade para atacar o desejado regresso ao escalão principal do futebol do país vizinho.
O mal-estar perpassou na consciência colectiva (e virtual) dos adeptos, até que, há dias, transformou-se num curioso protesto. Assim, estes resolveram responder a cada tweet que Leganés lançou (independentemente do seu conteúdo) com uma simples captura de ecrã, que passava por simbolizar uma contratação do clube.
O facto é que o clube resolveu responder ao protesto, promovendo o primeiro desafio da temporada frente ao Alavés. Assim, criou um cartaz, a provocar os adeptos que, durante os dias, só pediam à administração do clube aquisições. O cartaz é simples, mas claro, passando por uma imagem de ecrán inventada, fazendo alusão ao verbo “ganhar” e à sua definição.
“Do latim Butarqueum”, relembrando que o estádio do clube chama-se “Lo Butarque” o texto do cartaz provoca os adeptos. “Para obter o que está em jogo. Neste caso, 3 pontos”, diz a primeira definição do cartaz”. “Conquiste uma praça, cidade, território, fortaleza ou o seu apoio”, conclui o cartaz através de um piscar de olhos para os fãs. “#EnLaVidaTodoLega”, fecha a hashtag de uma imagem que, na cópia que foi utilizada nas redes sociais, já avisava que os reforços chegariam: “Andamos todos preocupados em contratar.’, mas amanhã temos de ‘ganhar’ ¡Todos juntos!”.
As reacções não se faria esperar. Desde adeptos que o consideraram uma inadmissível falta de respeito, outros encararam o remoque com bom humor.
Um clube que não se cala…