Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Friburgo, O Clube Que É de 35000

Um clube inspirador…

Na sombra de gigantes como o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, o Friburgo continua o seu percurso, digno de aplausos.

Depois de ter chegado aos oitavos de final da Liga Europa, caindo às mãos da Juventus, está a fazer uma excelente época na Bundesliga: consolidou o quarto lugar e chegou às meias-finais da Taça da Alemanha, vencendo os milionários da Baviera m casa. O que torna as suas conquistas especiais é a forma como se realizaram, sem o clube jamais perder a ligação ao seu território e à sua comunidade.

Neste percurso, são particularmente importantes os 35 000 sócios que, para além de apoiarem, incessantemente, o clube, possuem acções do mesmo. O Friburgo continua a ser um dos quatro únicos clubes (juntamente com o Mainz, o Union Berlin e o Schalke 04) que ainda é 100% “Eingetragener Verein”, uma associação democrática sob o controlo total dos seus membros. Ou seja, 35.000 pessoas que detêm acções do clube e são as donas do clube.

Situada no extremo sul da Alemanha, perto da fronteira com a Suíça, Freiburg tem cerca de 200 000 habitantes. Rodeada pela Floresta Negra, que deu o nome ao antigo estádio, é actualmente uma das cidades com maior densidade populacional da Alemanha. A importância da ligação ao seu território e os seus adeptos, quase todos locais, são dois dos valores que fazem do Friburgo um dos clubes mais interessantes do panorama europeu.

Nos últimos 20 anos, apesar de duas descidas à Bundesliga 2 e de várias épocas conturbadas, o clube acreditou sempre nas suas próprias ideias e no projecto a longo prazo daí resultante. Durante este tempo, também foram alcançados marcos incríveis, como a qualificação para a Liga Europa e uma final da DFB-Pokal, perdida para o Leipzig.

“- Ter 35.000 membros pode ser um desafio, mas achamos que vale a pena. O futebol não deve pertencer a um único indivíduo. O futebol pertence a toda a gente. Esta é a nossa cultura em Friburgo”, afirmou o director desportivo Jochen Saier para explicar a cultura de Friburgo.

” – Outro exemplo? Pensamos que este modelo de governação, combinado com a sustentabilidade, está na base dos êxitos do clube. De acordo com o Football Sustainability Index 2023, um relatório anual que certifica o compromisso ambiental dos clubes das cinco principais ligas europeias, o Friburgo está entre as dez equipas mais sustentáveis da Europa.

Dá que pensar…