Muito dinheiro…
Os clubes da English Football League (EFL), os escalões inferiores ingleses., vão votar um novo acordo com a Sky Sports TV que poderá valer mais 2,5 milhões de libras por época para as equipas que jogam no Championship (o segundo escalão de Inglaterra). Recorde-se que a EFL é o organismo que gere os clubes pertencentes às três ligas de futebol inglesas abaixo da Premier League: o Championship, a League One e a League Two.
“Esta manhã“, escreve o jornal inglês The Times, “os clubes foram informados dos pormenores da proposta apresentada pela Sky para o próximo ciclo de direitos e o resultado da votação é esperado em breve. Acredita-se que a proposta vale mais de 50% mais do que o acordo quinquenal de 595 milhões de libras (680 milhões de euros ao câmbio actual) que a televisão paga assinou com a EFL desde 2018. Se fosse esse o caso, estaríamos a falar de mais de mil milhões de euros durante cinco anos.
Isto significa que a Sky Sports conseguiu afastar com sucesso o desafio das plataformas de streaming e da BT Sports. Assim, com o novo acordo, nem sequer haverá streaming nos sites dos clubes. Em vez disso, foi dito aos clubes que a Sky estará pronta para lançar uma aplicação com imagens de melhor qualidade, à medida que o número de câmaras nos jogos dos clubes da EFL aumentem.
No mês passado, a EFL nomeou a Sky como sua parceira a partir de 2024 – para o próximo ciclo de direitos – e iniciou um período de negociações exclusivas de um mês com a emissora por satélite para elaborar uma oferta final, incluindo o número de jogos que a televisão por subscrição será autorizada a transmitir.
O acordo de cinco anos assinado em 2018 permitiu à Sky transmitir pelo menos 138 jogos da liga por época, mais todos os jogos do playoff e a Taça Carabao. Todos os fins-de-semana são transmitidos dois jogos do Championship, com 20 jogos da League One a serem transmitidos em directo na época passada e dez da League Two.