Depois de um mês de paragem forçada devido às medidas restritivas de contenção à COVID 19 existentes na China, a Fórmula 1 está de regresso e em dose dupla, com duas qualificações e duas corridas.
Podem perguntar-nos como tal será possível. Assim, após longas conversas e negociações a FIA/ LIBERTY MEDIA, chegaram a conclusão que em fins de semana de corrida sprint deveria haver duas qualificações e duas corridas, isto é, uma qualificação para a corrida na sexta-feira e uma qualificação para a sprint no sábado.
Este modelo leva-nos a pensar que Baku será um autêntico desafio, desde logo devido a existirem mais pneus disponíveis para as equipas, além de que qualquer erro que cause danos significativos nos carros pode pôr em causa, não só a qualificação de Sexta-feira, como também a qualificação sprint e corrida sprint no sábado.
Importará lembrar que a corrida sprint terá a pontuação de 8 pontos para o vencedor, até ao 8° lugar premiar cm 1 ponto. No sábado a corrida sprint não ultrapassará os 100 kms de distância.
O programa de hostilidades neste fim de semana é aberto com o primeiro treino livre hoje pelas 10:30, seguindo-se a qualificação para a corrida no mesmo dia pelas 14:00.
No sábado teremos a qualificação sprint em formato shootout pelas 9:30 e a corrida sprint as 14:30.
No domingo a corrida começa às 12:00, um horário interessante para os países ocidentais, por ser a hora de almoço.
As equipas irão levar algumas novidades sobre actualizações nos carros de forma a colmatar os problemas que as ruas de Baku podem causar. A equipa que parece ter arriscado mais do que as outras é a Mercedes, uma vez que procedeu a actualizações diametalmente opostas às realizadas pela Red Bull. Assim, se tanto esta como aquela levam asas de carga baixa, a Red Bull usa um plano superior muito maior do que o plano inferior. Acrescente-se que na Mercedes é exactamente ao contrário. Por seu turno a Ferrari usa uma asa de carga média-baixa e a Alpine usará uma asa de carga baixa.
Outra novidade decorrente do interregno forçado das corridas é que o mercado a nível de técnicos já começou a mexer. A Ferrari ao que tudo indica terá contratado dois engenheiros à Red Bull. Contudo, só poderão começar a trabalhar na Ferrari a partir de 1 de Janeiro de 2024.
Outra novidade passa pela saída de Franz Tost da Alphatauri. Este deixará o cargo de chefe de equipa no final da corrente temporada e para o seu lugar entrará Laurent Mekies vindo precisamente da Ferrari.
A temporada de Formula 1 está no seu início mas preparem-se que nas próximas 8 semanas teremos 6 corridas a começar por Baku. Seguem-se Miami no dia 7 de Maio, Imola a 21 de Maio, Mónaco a 28 de Maio, Barcelona a 14 de Junho e a 18 de junho em Montreal no Canadá.
O Grande Prêmio de Baku Azerbaijão terá acompanhamento através do canal desportivo SportTV e da plataforma de streaming F1TV. Serão 51 voltas a um circuito com mais de 6 kms de extensão.