Os clubes que ainda tentam levar a Superliga europeia para a frente viveram uma verdadeira catástrofe nesta semana de Champions.
Assim, para além de perderem todos (Real Madrid em Leipzig, Barcelona em casa com o Bayern e a Juventus na Luz), apenas o Real Madrid garantiu o apuramento para os oitavos de final da competição, já que Juventus e Barcelona obtiveram a confirmação da sua eliminação.
Deste modo, a turma Blaugrana terminará em terceira no grupo do Inter segurando,desde já, um lugar na Liga Europa, enquanto os bianconeri jogarão as suas hipóteses de actuar na antiga Taça Uefa na último jornada, tendo de fazer igual resultado frente ao PSG que o Maccabi Haifa fizer contra o Benfica.
Note-se, no entanto, que das doze equipas que inicialmente lançaram o projecto em Abril de 2021, havia dez na Liga dos Campeões este ano:
4/4 em Inglaterra (Manchester City, Tottenham, Liverpool e Chelsea)
3/3 em Itália (Inter de Milão, Milão e Juventus)
3/3 em Espanha (Atlético Madrid, Real Madrid e Barcelona)
Apenas o Manchester United e o Arsenal (participantes na Liga Europa) ficaram de fora da Liga dos Campeões no final da época passada. O que não é surpreendente, uma vez que a Premier League é a única liga que não poderia ter colocado todos os seus clubes fundadores na Liga dos Campeões , já que cinco é o número máximo de equipas do mesmo país que podem participar na competição.
Dos 10 clubes da Superliga” inicial”, neste momento apenas seis estão já seguros de passagem aos oitavos de final: Manchester City, Liverpool, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid. Como mencionado, Barcelona assim como a Juventus e o Atlético de Madrid foram eliminados, enquanto o Tottenham da Conte ainda está na corrida por um lugar entre as 16 melhores equipas da Europa e jogará por ele na última partida frente ao Marselha.