Uma final europeia em outro continente?
Poderá estar para breve!
Assim, a final da Liga dos Campeões poderá ser disputados nos Estados Unidos já em 2026, segundo o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin. Uma revelação importante, que representará um ano-chave para o futebol nos Estados Unidos da América, tendo em conta que, no Verão desse ano, os desafios do Campeonato do Mundo serão disputados nos EUA, México e Canadá.
A principal competição de clubes da Europa já agendou, contudo, as próximas finais até ao ano de 2024. Assi, irá para Istambul em 2023, para Londres em 2024 e para Munique em 2025. Em declarações ao podcast “Men in Blazers”, Ceferin afirmou que, afinal, é possível que a final seguinte seja realizada na América: “É possível. Começámos a discuti-lo, mas depois um ano foi o Campeonato do Mundo, 2024 o Campeonato Europeu. Este ano será em Istambul, em 2024 em Londres, em 2025 em Munique. Depois disso, logo se verá. É possível, é possível”.
Ceferin disse que se sentiu atraído pela organização de jogos nos Estados Unidos devido à possibilidade de aumentar as receitas: “Actualmente, o futebol é extremamente popular nos Estados Unidos. Os americanos estão dispostos a pagar quantias elevadas pelo melhor produto. Por isso, vão seguir o futebol europeu como os adeptos de basquetebol na Europa seguem a NBA”, afirmou Ceferin, segundo o Daily Mail.
“Os adeptos continuarão a pensar que ” para estes idiotas na Suíça, é tudo uma questão de dinheiro, pelo que eu vou dizê-lo mil vezes, nós redistribuímos 97% do dinheiro que arrecadamos. É claro que as nossas receitas são enormes, mas eu gostaria que fossem muito, muito maiores do que são actualmente. O que me chocou foi o facto de as nossas finais europeias terem sido vistas por mais pessoas nos Estados Unidos do que as finais da NBA. Com 30 jogos do futebol europeu, cada jogo era um Super Bowl em termos de número de espectadores”, acrescentou Ceferin.
Para além de acolher o Campeonato do Mundo de 2026, os Estados Unidos acolherão também a Copa América em 2024, com a equipa nacional a participar no torneio para ganhar experiência antes do Campeonato do Mundo.
O futebol europeu a piscar o olho a Terras do Tio Sam…