A FIFA prepara-se para remodelar novamente os Mundiais.
Não será já no próximo Campeonato Mundial que decorrerá no Qatar a partir de 20 de Novembro, mas sim aquele que será disputado entre os Estados Unidos da América, México e Canadá em 2026.
Desde logo, pelo facto de nele participarem 48 selecções, aos invés das 32 que lutarão pelo ceptro mundial no Qatar.
Depois, disso a própria estrutura da prova. Ao contrário do que houvera sido preconizado e que pugnava pela constituição de 16 grupos de 3 equipas, qualificando as duas primeiras para os 16 avos de final, a FIFA estará a equacionar realizar a prova com 12 grupos de 4 selecções, apurando para a primeira fase de mata mata os dois primeiros classificados de cada poule acrescido dos oito melhores terceiros.
Isto aumentaria o número de jogos para as equipas nacionais que chegassem à final do torneio de sete para oito em 2026. Mas tal remodelação não abrangerá, apenas, o Campeonato do Mundo. Esperam-se também algumas novidades no Campeonato Europeu.
Em particular, as qualificações para o torneio continental deverão mudar. A partir de 2028, já não haverá 10 grupos, mas 13 (de 4 e 5 equipas), para evitar demasiados jogos desequilibrados. Contudo, o melhornsistema, ainda, está a ser estudado!