O Everton poderá mudar de mãos por uma quantia assinalável.
Farhad Moshiri, o actual dono do clube, pelo que reporta o Financial Times, estará em negociações avançadas para a venda dos Toffees. Assim, o negócio estará a ser levado a cabo numa base de 400 milhões de libras (450 milhões de euros) e espera-se que o clube seja adquirido por um empresário norte-americano, naquele que seria mais uma aquisição americana de um clube da Premier League inglesa.
Falamos de Maciek Kaminski, investidor proveniente do Minnesota e antigo gestor de fundos de investimento na Polónia, construiu a sua riqueza ao adquirir propriedades de escritório em Minneapolis, a maior cidade do estado de Minnesota no Midwestern US.
Acresce, ainda, que as negociações estarão a ser dificultadas pela recente instabilidade nos mercados financeiros no Reino Unido e pelo acordo acerca do financiamento para a construção do novo estádio do clube.
A família Kaminski é também proprietária do veículo desportivo KAM, que foi criado para “possuir e gerir grandes activos desportivos internacionais”.
Moshiri, que se prepara para desinvestir, investiu pela primeira vez no Everton em 2016 e assumiu uma participação maioritária dois anos mais tarde, utilizando as receitas recebidas da venda da sua participação minoritária no Arsenal ao seu parceiro comercial Alisher Usmanov.
Os laços entre os dois permaneceram, mas o Everton foi forçado a procurar novos financiamentos no início deste ano, após uma série de acordos de patrocínio com as empresas de Usmanov terem sido suspensos. Usmanov foi sancionado pelo Reino Unido, a UE e os EUA na sequência da invasão russa da Ucrânia.