Poderá ser uma mudança significativa!
A UEFA estará a considerar permitir que clubes com o mesmo dono joguem ao mesmo tempo na Liga dos Campeões, uma mudança que poderá ter consequências significativas na aquisição do Manchester United.
O Presidente da confederação euroepeia de futebol, Aleksander Ceferin, sublinha o jornal inglês The Times, declarou que é necessário repensar as regras existentes, sendo que se encontram disponíveis duas opções: manter a actual proibição e proibir os clubes com o mesmo proprietário de jogar na mesma competição ou permitir a sua participação. Estas duas hipóteses serão estudadas.
No caso do United, refira-se que as duas principais ofertas para a sua aquisição provêm de potenciais compradores que têm ligações com clubes da primeira divisão francesa. Sir Jim Ratcliffe dono da Ineos Group é proprietário de Nice, enquanto a outra oferta veio do Sheikh Jassim bin Hamad al-Thani, presidente de um dos maiores bancos do Qatar, levantando preocupações sobre as ligações com o Paris Saint-Germain, propriedade da Qatar Sports Investments.
Numa ampla entrevista no canal de Gary Neville no YouTube The Overlap, Ceferin disse sobre a questão da multipropriedade: “Não estamos apenas a pensar no Manchester United. Já tivemos cinco ou seis proprietários de clubes que quiseram comprar outro. Temos de ver o que fazer. As opções são que tudo fique assim ou que lhes permitamos jogar na mesma competição. Ainda não tenho a certeza”.
“- Temos de falar sobre estes regulamentos e ver o que fazer a este respeito. Há cada vez mais interesse por esta questão. Não devemos apenas dizer não ao investimento, mas temos de ver que tipo de regras estabelecemos ali, porque estas têm de ser rigorosas”, acrescentou ainda o presidente da UEFA.
Ceferin sugeriu que dois clubes com o mesmo proprietário ainda poderiam competir de forma justa na mesma competição: “De um certo ponto de vista, é verdade que se for o proprietário de dois clubes a jogar na mesma competição pode dizer a um deles para perder porque quer que o outro ganhe. Mas para si, como jogador de futebol, acha que é tão fácil fazer isso ou dizer a um treinador para perder o jogo porque o outro quer ganhar?”