Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Eis o Football Board…

A UEFA está prestes a introduzir um novo organismo: o Football Board, um órgão que irá envolver muitos nomes do futebol, sendo liderado por Zvonimir Boban, antiga glória do futebol croata e do AC Milan e, actualmente, a exercer funções na Confederação Europeia de Futebol.

O objectivo do novo organismo passará por sugerir propostas e ideias para melhorar o futebol europeu, apresentando medidas que tendam a tornar o desporto-rei mais desenvolvido e mais correcto.

A Direcção, concebida por Boban, que também tem um cargo na UEFA, foi aprovada pelo Comité da UEFA a 4 de Abril do ano passado e visa propor mudanças em todos os aspectos relacionados com o mundo do futebol: desde o desenvolvimento da formação até às regras do jogo. Mas isso não será tudo.
Também sob escrutínio estarão os calendários internacionais, os torneios da UEFA, saúde e tácticas dos jogadores, e questões de arbitragem.

Para tal, o organismo reunir-se-á uma vez por ano, na sequência de consultas anteriores, e possíveis reuniões extraordinárias em caso de emergência. A primeira reunião terá lugar no próximo dia 24 de Abril em Nyon, por ocasião da final da Youth League.

Muitas caras conhecidas estarão envolvidas: Ancelotti, Capello, Maldini, Figo, Lahm, Mourinho, Cech, Ferdinand, Benitez, Zidane. Assim, um total de 20 nomes compõem a lista de personalidades do futebol incluídas no projecto até agora. Nas próximas semanas, muitos mais irão juntar-se à direcção.

A intenção de Boban, o braço direito do Čeferin, é actualizar o futebol, mas sem recorrer a Superligas, alteração do tempo real de jogo ou substituições temporárias. Inovar sim, distorcer não.

Um dos primeiros pontos que serão abordados na primeira reunião dirá respeito às faltas cometidas com a mão, a denominada “mão na bola”, definidas como “incompreensíveis” pelo Čeferin e para as quais será necessário rever o regulamento e tomar uma decisão única que já não permita dúvidas e perplexidades.

Por este motivo, a Direcção manterá sempre um canal aberto com Roberto Rosetti, líder dos árbitros a nível europeu.