Um projecto que vinha de longe…
O projecto que vamos explicitar foi apresentado em Dezembro de 2021. Nessa data, o Liverpool anunciou a intenção de lançar um conselho de adeptos após extensa consulta com representantes do Spirit of Shankly (SOS), o grupo oficial de apoiantes do clube. Como certeza desses princípios, ficaria o compromisso de envolvimento dos adeptos consagrado nos estatutos do clube.
Essa ideia, com o objectivo de reforçar o diálogo entre o clube e os seus adeptos e aumentar o seu envolvimento nos processos de tomada de decisões, foi agora formalizado. Uma escolha – explica o clube da Premier League numa nota – que se torna parte integrante do futuro do clube.
Assim, o emblema de Anfield assume o compromisso de consultar e envolver os adeptos em questões estratégicas fundamentais, tais como as experiências em dia de jogo e os preparativos para a venda de bilhetes, entre outras. Os representantes deste conselho são obrigados a representar toda a gente dentro da diversa base de fãs neste processo de envolvimento, tendo sido eleitos por grupos organizados de fãs do clube.
Os representantes – 16 no total – são 10 membros eleitos do Spirit of Shankly e 6 membros eleitos de outras organizações de fãs. Estes terão um mandato de dois anos, tendo sido eleito Joe Blott como primeiro presidente. Um vice-presidente será eleito nas próximas semanas.
Cada conselheiro deverá assinar um código de conduta e deverá rumar às profundezas de Anfield para obter uma compreensão mais profunda de como o clube funciona em áreas que serão centrais para as discussões actuais e futuras. Isto significará que terão a oportunidade de discutir questões estratégicas verdadeiramente significativas com o clube.
Andy Hughes, chefe executivo do Liverpool, disse: “Este é um dia importante na história do clube e é de enorme importância estratégica. Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos para que isso acontecesse e agradecemos ao Spirit of Shankly e Joe Blott pelo seu apoio ao trabalharem connosco para alcançar o marco miliário de hoje”.
Joe Blott, recentemente nomeado presidente do conselho comentou: “Nenhum outro grupo de fãs da Premier League, talvez nenhum outro adepto de futebol, tem a oportunidade que temos agora, temos de aproveitar o momento. O nosso conselho de 16 membros é fantástico, com uma vasta gama de competências, conhecimentos e experiência, todos determinados a trabalhar pelo Liverpool para melhorar o envolvimento de todos que amam o clube.”
O Conselho de Sócios reunir-se-á quatro vezes por ano com a direcção e o pessoal do clube para discutir questões estratégicas e proporcionar um diálogo aberto entre o clube e os adeptos. O presidente e o vice-presidente reunir-se-ão também anualmente com o conselho de administração. A decisão de criar tal conselho foi certamente acelerada pelo caos da Superliga europeia, talvez um dos pontos mais infelizes dos últimos tempos em termos da relação entre os clubes e os seus adeptos.