Após o fim da parceria entre La Liga e o Banco Santander, o campeonato espanhol está pronto para “mudar o seu nome”. Como foi noticiado no jornal desportivo Marca, a prova máxima espanhola estará pronta para anunciar um acordo com a EA Sports, a marca histórica de videojogos que dará assim o seu nome ao campeonato a partir de 2023/24.
A temporada 2022/23 será portanto a última em que o nome oficial será La Liga Santander, terminando assim uma parceria no valor de cerca de 17 milhões de euros por ano. A liga de clubes, liderada por Javier Tebas, estava convencida de que poderia obter mais receitas com o negócio dos naming rights do campeonato, passando assim à acção.
De facto, a EA Sports dará nome ao campeonato espanhol por cinco temporadas num acordo no valor de quase 30 milhões de euros por ano, os quais serão adicionados aos 30 milhões de euros da actual parceria entre a liga espanhola e a empresa de jogos de vídeo, em particular a FIFA, que a partir da edição do próximo ano será denominada EA Sports FC (após o fim da parceria com a Fifa).
O acordo entre La Liga e EA Sports será alicerçado em cinco pilares: tecnologia, digital, conteúdo, desporto de base e branding. Para além da mudança de nome nos jogos de La Liga, o acordo inclui também uma mudança de todos os elementos visuais, tais como logótipos, gráficos e fontes.
Um acordo milionário…