O Viborg da Dinamarca prepara-se para entrar em campo para os playoffs da UEFA Europa Conference League. O seu adversário será um prestigiado clube da Premier League: West Ham United. Um desafio que a equipa dinamarquesa terá de enfrentar sem dois jogadores-chave no seu plantel, devido a Brexit.
O clube anunciou hoje cedo que Said, o jogador que marcou na ronda de qualificação anterior, e Alassana Jatta não irão ambos viajar para Londres para o jogo devido a problemas de vistos. Ambos os jogadores são classificados como não cidadãos da UE e, portanto, precisavam de autorizações diferentes das dos jogadores da UE, mas o tempo limitado que Viborg teve de resolver tudo depois de só saber dos seus adversários em 2 de Agosto não lhes permitirá sair.
“Lamentamos muito não termos conseguido obter vistos para os dois actores. Tentámos tudo e estivemos em estreito contacto com a DBU, a UEFA, as duas embaixadas e outro clube estrangeiro que se encontrava numa situação semelhante. Mas infelizmente, isto revelou-se impossível, pois há um tempo de processamento de várias semanas e o jogo só foi decidido há uma semana”, lê-se na nota do clube.
Talvez mais pudesse ter sido feito para ajudar os dois jogadores com os seus problemas de vistos, mas a culpa recai principalmente sobre o governo britânico e é evidente que é necessário algum tipo de reavaliação das regras para os clubes de futebol para evitar problemas semelhantes no futuro.