Dia 26 de Dezembro, o dia a seguir ao Natal.
Dia de curar os excessos dos dias anteriores, mas, também, dia de futebol: o dia de Boxing Day, tornado popular em Inglaterra e que já se foi expandindo por outros campeonatos de outros países.
Para entendermos as raízes de um dos dias mais icónicos do futebol, teremos de recuar mais de 160 anos. Mais precisamente a 1860, quando, após três anos sem encontrar um adversário, o primeiro clube de futebol da história, o Sheffield FC, finalmente conseguiu encontrar um adversário, no Hallam FC, proveniente da mesma cidade.
Marcar-se-ia a contenda para o dia a seguir ao Natal, a 26 de Dezembro. Nesse longínquo dia de 1860, o Sheffield haveria de vencer por duas bolas a zero, instituindo um dos momentos mais marcantes do futebol Além-Mancha. A atender ao carácter visionário do dia escolhido, refira-se que só onze anos depois, o dia haveria de ser considerado feriado em Inglaterra.
Quanto ao futebol, só, apenas, em 1958 é que a data se tornaria num verdadeiro dia de futebol, sendo que a partir daí nenhum adepto do desporto-rei em Inglaterra é capaz de equacionar um 26 de Dezembro sem apoiar a sua equipa.
Porém, porquê boxing day?
Para entendermos o significado do dia, temos ainda de recuar mais no tempo.
Assim, recuemos ao século X, quando o Rei Wenceslao, emocionado por um pedinte, ofertou-lhe vinho e comida neste dia. O acto seria homenageado pela igreja anglicana, que passaria a recolher doações dos seus fiéis antes do Natal. Estas eram colocadas em caixas (as ditas boxes), que só deveriam ser abertas no dia seguinte ao 25 de Dezembro.
Também existe uma segunda teoria, que remete à prática feita por um grupo de aristocratas britânicos, que resolviam dar presentes aos seus empregados. Estes vinham dentro de caixas, sendo que o dia em que estas eram entregues era naquele após o Natal.
A verdade é que este dia tornar-se mítico para os apaixonados pelo jogo, com momentos memoráveis. Na verdade, a maioria de nós já se terá deparado com fotografias dos resultados da jornada de 1963 deste dia, onde se marcaram 66 golos em 10 jogos, com especial destaque para o triunfo de dez bolas a uma do Fulham sobre o Ipswich ou a goleada em Upton Park, casa do West Ham, por parte do Blackburn por oito tento a dois.
Em suma, um momento de celebração que chega ao futebol!