Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Dele Alli – Do Paraíso ao Inferno…

Falar de Dele Alli remete-nos, imediatamente, para um veterano. Na verdade, já há muitas temporadas que o nome do jogador formado no MK Dons entra no léxico dos conhecedores do futebol, tendo, inclusivamente, sido pedra basilar da selecção inglesa no Campeonato Europeu de 2016 e no Mundial de 2018.

Na verdade, foi em 2015 que o Tottenham contratou o médio que contava, apenas, com 19 anos e que custou 6 milhões de euros. De contratação quase incógnita, tornar-se, quase, de imediato preponderante na equipa orientada por Pochettino. Aliás, seria o argentino a extrair o melhor do jogador, tornando-o num jogador capaz de mandar no jogo da sua equipa e marcar golos! Uma garantia de fiabilidade inamovível no onze por si gizado…

Assim seria, até à partida do treinador argentino e a chegada de Mourinho. O Special One perceberia que a capacidade outrora facilmente detectada já não era tão evidente, chegando mesmo a dizer sobre ele “que reparei que tem altos e baixos. Há uma grande diferença entre um jogador que é consistente e um jogador que tem momentos e é isso que faz a diferença entre um jogador de topo e um jogador com grande potencial”. Ficaria, por isso, famosa, também, uma conversa passada no documentário sobre os Spurs na Amazon Prime em que o treinador dizia ao jogador que “um dia vais arrepender-te se não alcançares o que tens capacidade para alcançar. O tempo voa. Deverias exigir mais de ti mesmo, não sendo necessário ser eu a fazê-lo. Tu! Tens de pedir mais a ti mesmo!”

Provavelmente, Dele seria incapaz de corresponder aos desígnios do treinador. Perderia espaço no Tottenham, deixaria de ser chamado à selecção inglesa, acabando mesmo por, na temporada passada, rumar ao Everton….a custo zero, quando já fora avaliado por 100 milhões de euros e só não foi reforço do Real Madrid pelos espanhóis não terem gostado de algumas reacções do jogador num jogo disputado em 2017 contra o clube merengue.

Porém, se no Tottenham parecia estar em declínio apesar da sua juventude, pior ficaria no emblema de Liverpool. Na época passada só disputaria 11 jogos, sendo que na presente, após dois, seria cedido a título de empréstimo, com opção de compra, aos turcos do Besiktas. Nem nas margens do Bósforo se está a afirmar, tendo apenas jogado nove jogos onde apontou dois golos.

O pior chegaria ontem. Com a equipa a perder por duas bolas a zero num desafio da Taça da Turquia frente ao Serik Belediyespor, da terceira divisão, Delle começou a ser assobiado. Seria substituído aos 29 minutos, atento o clima irrespirável contra ele…sendo que a sua equipa acabaria por vencer por quatro bolas a duas!

Em Istambul assumem que o jogador encontra-se aquém do esperado, mas esperam, ainda, recuperá-lo. Consegui-lo-ão? Entretanto, lembramos que Delle Ali tem, apenas, 26 anos!